sexta-feira, 6 de maio de 2011

Campanha contra preço do combustível ganha força no Facebook

Porque muitos brasileiros ainda não conseguem lutar pelos seus direitos? Talvez por não querer participar de passeata nas ruas, ou de protestos seguidos de violência que aparecem pelo mundo afora. O Brasil inteiro hoje reclama de algo que ninguém teve a iniciativa de tentar lutar. O preço alto da gasolina.



O que chamou nossa atenção foi um evento criado por um usuário do Facebook, Luiz H. Godinho, que tem como propósito juntar o maior número de pessoas para realizar um boicote contra a maior empresa petrolífera do país, a Petrobras.

Com apenas um mês de criação, o evento já tem mais de 200 mil pessoas que atendem ao pedido de boicotar durante os meses de Junho/Julho e Agosto os postos da gigante brasileira. As perguntas que muitos fazem é: Será que isso atinge o "bolso" da Petrobras?

O que podemos responder é: Atingindo ou não, vocês estão fazendo a sua parte como cidadãos, apesar de ser apenas um evento criado através de uma rede social, duzentas mil pessoas não entraram tão rapidamente nisso atoa. Tem muita gente insatisfeita com os preços da gasolina no Brasil e não é de hoje. Antigamente eram passadas mensagens por e-mail tentando fazer este tipo de protesto, mas nunca iam pra frente a ponto de formar um aglomerado de protestantes como este.

Mesmo existindo uma polêmica de que todo o petróleo fornecido por todas as bandeiras no país são distribuídos pela Petrobras (Porquê não existe concorrência na distribuição de petróleo no Brasil?) , muitos não acreditam na campanha ou a criticam, mas o importante disso tudo é  mostrar pra todos que o protesto está ganhando força, aí sim num longo prazo poderemos ver resultados, ou todos acharam que iriam conseguir baixar o preço da gasolina de uma hora pra outra com isso?

Por outro lado, uma outra campanha que teve inicio também pelo Facebook está fazendo sucesso e cada dia mais angariando protestantes, o Movimento Na Mesma Moeda.



O movimento visa tornar o custo do nosso abastecimento mais alto que o lucro que o posto teria com a venda do combustivel, fazendo com que sintam no bolso o quanto pesa o pagamento de impostos.

Funciona da seguinte maneira: Os protestantes marcam um local e divulgam por um determinado tempo para que as pessoas possam se encontrar em algum lugar, assim é feita uma carreata com destino a um posto de gasolina escolhido. Chegando lá, cada um abastece no máximo 50 centavos (de preferência pagando com cartão de crédito) e pede a nota fiscal e tudo que você tiver direito.

São movimentos assim que mostram cada dia mais a força das redes sociais e de como a evolução da tecnologia está fazendo parte de nossas vidas, e sim, estas empresas vão nos enxergar e dar alguma explicação ou tomar alguma atitude para que todos estejam satisfeitos.

Fica a dica da página no Facebook da Campanha Contra Preço do Combustível, do Movimento Na Mesma Moeda, do site do movimento e caso queira mostrar sua indignação use a hashtag #namesmamoeda no Twitter.

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